A exposição “Rio da Memória: Arqueologia no Território do Leça” foi inaugura no dia 26 de Setembro, na Galeria Nave dos Paços do Concelho. Esta exposição estará patente ao público até ao dia 30 de Dezembro.
Ao longo de vários séculos o Rio Leça foi o traço unificador e o principal referencial identitário desta região que se estende desde o Monte Córdova até ao litoral atlântico. A bacia hidrográfica do Rio Leça constitui assim uma unidade geográfica natural que articula uma vasta área onde, desde a Antiguidade, a ocupação humana teceu uma densa rede de sítios e monumentos, que formam hoje um importante património cultural. No entanto nas últimas décadas, por diversos motivos, o Rio Leça foi perdendo o seu papel de referência desta região e tornou-se um quase obscuro curso de água praticamente desconhecido dos seus habitantes. Esta exposição pretende assim contribuir para devolver ao Rio Leça a sua importância como referência principal desta região.
Os diversos trabalhos de investigação arqueológica produzidos recentemente vieram ampliar, de forma significativa, o nosso conhecimento sobre a história desta região. A exposição “O Rio da Memória: Arqueologia no Território do Leça”, tem o objectivo de apresentar e divulgar junto dum público mais vasto e heterogéneo o património histórico-cultural desta região e a evolução do povoamento e da paisagem desde a pré-história até à Alta Idade Média.
Sem comentários:
Enviar um comentário